Colocar Inscrições em Comentários: Blog WordPress

Rate this post

Quando alguém deixa um comentário em teu blog, há alguma opção para este comentarista ficar informando sobre réplicas, tréplicas, etc? Pois é, se você não conhece nenhum meio de Colocar Inscrições em Comentários: Blog WordPress, a dica deste artigo vai te ajudar bastante. Neste artigo vou te mostrar como oferecer inscrições nos comentários, assim sendo, se um visitante deixar um comentário em algum artigo do teu blog, caso ele receba uma resposta ou caso o artigo receba novos comentários, tal usuário será informado sobre o novo comentário através de um email. A vantagem de oferecer este tipo de serviço é que você consegue cativar usuários, e principalmente os bons usuários: que comentam em teu blog e participam ativamente dele.

Colocar Inscrições em Comentários: Blog WordPress: O Plugin

O Plugin que irá efetuar esta tarefa é o Jetpack. Sei que existem vários outros plugins que fazem praticamente a mesma coisa que o Jetpack, mas o Jetpack é de longe o mais indicado para a maioria esmagadora dos usuários donos de blogs. Sabe por quê? Simples, o Jetpack, diferente dos outros, não utiliza recursos do teu servidor web para enviar os emails, mas sim do próprio servidor. Não sei se você sabe, mas se teu site ou blog estiver hospedado em um servidor compartilhado — realidade da maioria dos donos de blogs –, caso você envie muitos emails simultaneamente, poderá ter tua conta de hospedagem suspensa automaticamente devido ao consumo excessivo de recursos. Não me acredita? Não tem problema, pergunte para tua empresa de hospedagem web quantos emails por hora você pode enviar e terá uma surpresa desagradável.

O fato é que, conforme o teu blog vai crescendo e mais usuários se cadastram para receber newsletter de comentários seguintes, você poderá extrapolar o limite imposto pela empresa de hospedagem web onde teu blog está alocado, e com isso você poderá teu blog de uma hora para outra suspenso. Isso é uma realidade e por isso utilizar o Jetpack é imprescindível.

Instalar plugin JetPack

Para instalar o plugin Jetpack você tem duas opções. Vejamo-las:

a) Acesse o painel do teu blog. Na seção Plugins clique em Add new. No campo de busca digite Jetpack e ative o plugin.

b) A segunda forma é baixar o plugin direto de seu site no url: http://jetpack.me/. Na página do Jetpack, clique no botão Download Jetpack e paixe o pacote para teu computador. Descompacte o plugin e envie-o para a pasta de plugin do teu blog. Normalmente esta pasta fica em wp-content/plugins/. Note que você deve enviar a pasta do plugin utilizando algum cliente FTP como o File-Zilla. Após enviar o plugin via FTP, acesse o painel do blog e ative o plugin Jetpack.

Configurar plugin JetPack

Após ativar o plugin Jetpack, um novo link irá aparecer no teu painel a esquerda no topo. Clique sobre o link Jetpack para ir para a página de opções. Veja a imagem abaixo:

colocar inscricoes em comentarios blog wordpress

Como visto na imagem acima, o proximo passo é clicar no botão Connect To WordPress.com. Na próxima tela, informe teu login e senha de acesso ao site WordPress.com. Caso você não tenha uma conta, poderá fazer uma gratuitamente.

Já na página de configurações do Jetpack, você terá vários recursos, boa parte deles é ativada automaticamente quando você ativa o plugin. Nesta página procure pela caixa “Subscription”. Quando encontrá-la, clique no link “Configure” que fica dentro dela. Veja na imagem abaixo:

plugin wordpress jetpack

Clicar em Configure vai redirecionar você para a página “Settings/Discussion” ou seja: COnfigurações >> Discussão. Contudo, nesta página há agora mais duas opções que foram inseridas pelo plugin Jetpack. São elas:

a) Follow Blog: Se marcada, uma caixa de marcação que permite os visitantes seguirem novidades do Blog será exibida nos comentários.
b) Follow Comments: Se marcada, ativa a inscrição nos comentários.

Para quem não entendeu, tenha em mente que o Plugin, além das inscrições em comentários seguintes em um dado post, também permite os usuários inscreverem-se para receber um email quando um novo artigo for publicado no blog, igualmente um sistem de newsletter. Veja a imagem:

como instalar jetpack

Colocar Inscrições em Comentários: Blog WordPress: Indo Além

Agora, na página de qualquer artigo, na área de comentários, os comentaristas terão duas opções: Uma para quem quiser se inscrever para receber comentários seguintes e outra para quem quiser se inscrever nos newsletters do blog. Veja a imagem abaixo:

jetpacket

Uma ideia interessante para conseguir mais inscritos em comentários é você deixar a opção de inscrição nos comentários ativa por padrão. Infelizmente o plugin Jetpack não oferece nenhum recurso para você ativar ou desativar isso, então o jeito é você injetar um script que marque a opção após a página ser carregada. Fiz um script aqui e está funcionando conforme o esperado. Veja o código abaixo:

function check_inscricao(){
	$code = "<script>inscri = document.getElementById('subscribe_comments');inscri.checked=true;</script>";
	
	echo $code;
}
add_action('wp_footer','check_inscricao',200);

Para funcionar, você deve por o código acima no arquivo functions.php do Tema Atual do teu blog. Note que a pasta de temas fica em wp-content/themes. O código por ser posto no final do arquivo functions.php, mas caso exista uma tag de fechamento de código PHP no final da página, você deverá tomar o cuidado para por o código sugerido antes da tal tag ?>

Conclusão

A exemplo dos grandes sistemas de newsletter e autoresponders, o Jetpack é “double opt-in”, ou seja, além de marcar a caixa que define que ele quer receber comentários subsequentes, o usuário deverá confirmar clicando no devido link de confirmação que ser-lhe-á enviado no email. Somente então ele estará realmente inscrito para receber as novidades do site ou os comentários no artigo onde ele comentou, respectivamente.

Eu particularmente, só acho o Jetpack interessante para as inscrições em comentários, pois se for para usá-lo como um newsletter, existem alternativas muito mais avançadas, como o TrafficWave, sistema de autoresponder que já expús aqui neste blog. Quem não leu o artigo sobre o TrafficWave, leia-o neste Link: Como usar o Trafficwave

Até o próximo artigo aqui no blog Fazer Site.

2 respostas a Colocar Inscrições em Comentários: Blog WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *