Como bloquear spam nos comentários do blog WordPress

Como bloquear spam nos comentários do blog WordPress
4.51 (90.13%) 156 votes

Os spammers são programas criados por programadores com o intuito de enviar propagandas de produtos, serviços, etc. Esses programas vasculham a internet buscando formulários de contato, blogs abertos a comentários, emails, etc.

E não são poucos spammer que assolam nossa vida digital, mas…, graças a Deus, os blogueiros que utilizam o WordPress podem respirar aliviados porque nós contamos com um plugin chamado Akismet, esse plugin, após configurado e ativado bloqueia os spams automaticamente.

Os critérios para se classificar um spam são bem conhecidos, por exemplo vários links nos comentários, palavras de baixo calão, palavras obscenas, etc. Mas, inclusive, você pode definir no wordpress alguns desses critérios para classificar o que é spam pra você, no entanto, antes de vermos isso, vamos aprender como ativar e configurar o Akismet. Lets go?

Como bloquear spam nos comentários do blog WordPress com Plugin Akismet

O Akismet é um plugin que já vem instalado junto com o WordPress, você só precisa ativá-lo, para ativar o Akismet entre em seu painel de controle no wordpress wp-admin, e clique sobre o menu Plugins, ali você verá o Akismet que é um dos primeiros da lista, se não o primeiro. Simplesmente clique em ativar e olhe novamente para o box de Plugins, notará que algora há uma nova opção ali chamada Akismet Configuration.

Clique sobre esse link Akismet Configuration, será então aberta a página de configuração do Akismet. Nessa página ser-lhe-á pedido seu WordPress API ID, caso você ainda não tenha um WordPress API ID, veja esse post que criei mostrando como obter tal key, Como obter um WordPress API ID, vai lá, eu fico aqui esperando.

Voltou?, então vamos continuar…

Cole seu key no campo que o Akismet pede e marque a opção “Automatically discard spam comments on posts older than a month.”, isso vai evitar chateações. Por último clique em Update Options.

O akismet não exclui os spams automaticamente, ele os marca como Spam, você pode ver os comentários que foram bloqueados, editá-los e marcá-los como não spam, se fizer esse último, o comentário será enviado para moderação ou publicado conforme estão suas configurações. Para visualizar os comentários e spams, você deve clicar no Link Comentários ou (Comments, ingles), aí escolha o que deseja ver listado em sua tela, os aprovados, spam, trash, etc, na nova tela que vai abrir você terá várias opções, como selecionar todos que aparecem na tela para uma ação em massa, ou mesmo deletar todos os spams com um clique.

Agora sim, já com o Akisment devidamente configurado, vamos então ver como definir alguns critérios do que é spam em nosso blog. Here we go…

Como bloquear spam nos comentários do blog WordPress: Opções do CMS

No box de Settings clique em Discussion, ai nessa tela terão várias opções, não vou comentar aqui sobre todas, já que são bem simples, basta você ler pra entender, mas vou destacar aqui que você pode definir a ordem que os comentários aparecem, quantos comentários exibir por página, permite você obrigar o usuário a se inscrever e estar logado no seu blog para comentar, essa opção “Attempt to notify any blogs linked to from the article (slows down posting.) ” se ativada irá enviar um aviso para todo blog que você linkar a partir do seu blog, você pode marcar para que todo comentário deva ser moderado antes de ser publicado e também pode marcar pra receber um email quando um comentário estiver esperando moderação.

Uffa, quantas coisas aí né, bom, quanto aos critérios de spam, você terá dois campos grandes, um é o Comment Moderation, e o outro o Comment backlist:

– Comment Moderation:
Aqui você define conteúdo, nome, URL, e-mail, ou IP que, caso apareçam nos comentários, os comentários – mesmo que você tenha liberado publicação automática – não serão publicados, mas ficarão esperando aprovação do administrador.

– Comment Blacklist:
Aqui você também funciona semelhante ao Comment Moderation, mas invés do comentário ir para a fila de moderação, ele será marcado como spam

Alguns detalhes a considerar é que os termos casam caso sejam encontrados dentro de palavras, por exemplo, caso você escreva ali “Press”, isso irá casar “WordPress” e o comentário naõ será publicado. Ah, coloque um termo por linha, okay?

Além disso você também pode definir quantos links no máximo o comentário pode conter para ser publicado sem precisar ir para moderação

Conclusão

Pra encerrar, é interessante notar que caso o Akismet deixe passar um spam, você deve marcar esse comentário como spam para que o Akisment aprenda com isso e da próxima vez já marque esse tipo de comentário como spam. Creio que com a bendita ajuda do plugin Akismet, nós usuários do blog WP podemos dormir sossegados sem receio de acordar um dia e encontrar seu blog repleto de links apontando para sites com conteúdo adulto, conteúdo proibido ou outro qualquer que não tem nada a ver com o teu nicho (o que é péssimo para SEO).

Fico por aqui, qualquer dúvida poste ai nos comentários.

2 respostas a Como bloquear spam nos comentários do blog WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *