Como Criar Uma Aplicação no Facebook para Obter APP ID e APP Secret

Como Criar Uma Aplicação no Facebook para Obter APP ID e APP Secret
4.49 (89.8%) 1216 votes

Alguns plugins ou scripts para sites, que interagem com o Facebook, requerem que você forneça um APP ID e um APP Secret. Dado isto, vou te mostrar neste artigo como fazer para criar um aplicativo no Facebook e como configurar ele da forma mais simples possível.

Se você não tem uma conta no Facebook, obviamente deverá criar uma conta nesta que é a maior rede social do Mundo da Atualidade (antes era o Orkut, não?).

O que é um Facebook APP

Uma aplicação no Facebook (Facebook APP) é uma espécie de credencial onde você é verificado como sendo um usuário da rede, e o mais importante: que você é um usuário bonzinho. Usuários maus não são tolerados. 😈

Todo aplicativo criado no Facebook é um assossiado a uma conta da rede, então se eles idenficarem qualquer abuso por parte do aplicativo, poderão penalizar o usuário que criou o aplicativo ou revogar o acesso de tal aplicativo na rede. Com isso, eles conseguem manter o Facebook — pelo menos na teoria — livre de mal feitores e scripts mal intensionados. Sem um APP ID, nenhum script conseguirá interagir com a rede.

Como Criar Uma Aplicação no Facebook para Obter APP ID e APP Secret

O primeiro passo é efetuar teu login no Facebook, caso ainda não tenha feito isso, lógico, rs. Após isso, faça o seguinte:

  • Acesse o url: https://developers.facebook.com/apps
  • Na tela de aplicativos, para criar um novo, clique no botão “Criar novo APlicativo”
  • Uma janela será aberta, nela você deve informar alguns dados para o Facebook criar teu aplicativo. Veja uma imagem:

    Como Criar uma Aplicação no Facebook

    Neste janela, as informações solicitadas significam o seguinte:

    a) Nome do APlicativo: Coloque um nome de identificação para a tua aplicação

    b) Espaço de Nome de Aplicativo: Nome único que será usado como espaço reservado para tua aplicação em toda a rede social. Deve ser somente letras minúsculas e números, sem espaços e sem acentos ou caracteres especiais.

    c) Hospedagem: Pode deixar desmarcada esta opção, a não ser que saiba bem o que está fazendo, como por exemplo para quem vai querer hospedar algum script.

    Preenchidos os dados, clique no botão continuar.

  • Se o Facebook pedir um código de segurança da imagem, digite-o e siga com a criação do APP. Agora você estará diante da tela de Configurações do aplicativo que você acabou de Criar. Veja abaixo:

    Como Criar Uma Aplicação no Facebook para Obter APP ID e APP Secret

    Nesta tela, logo no topo da página você verá o APP ID e o APP Secret, os quais você precisava para usar em algum plugin ou script.

  • Para concluir a configuração, preencha três campos nesta tela:

    a) App Domains, coloque o domínio ou domínios onde o script ou plugin requisitou o teu Facebook APP ID e Facebook APP Secret. Não digite http, apenas o dominio, por exemplo: fazer-site.net

    b) Site com login utilizando o Facebook: Coloque o url do site, com http e tudo.

    c) Sandbox Mode: Esta opção é curiosa, se o teu aplicativo ou plugin só será utilizado por você no facebook, deixa esta opção Sandbox mode marcada, caso contrário desative-a para que os outros usuários do Faceboo também tenham acesso a tal aplicativo.

    Clique no Botão Salvar Alterações para de fato salvá-las e está feito, teu aplicativo está criado e configurado para a maioria dos scripts e plugins WordPress

Conclusão

Um recurso, para alguns chato, para outros essencial, o fato é que os Facebook APP permitem scripts de terceiros interagirem de forma segura com o Facebook. A ideia veio pra ficar, então o jeito é ir se acostumando logo com ela.

Um alerta: não revele teu APP Secret para ninguém — salvo para scripts e plugins os quais você confia plenamente — , pois alguém poderá criar um aplicativo mal intensionado e utilizar teu APP ID e APP Secret, Fazendo assim o Facebook acreditar que foi você o malvado que abusou da rede social deles. Isso poderia levar a suspensão da tua conta ou no mínimo a suspensão do teu Aplicativo.

Até o próximo artigo aqui no blog Fazer Site!

8 respostas a Como Criar Uma Aplicação no Facebook para Obter APP ID e APP Secret

  • Mas como conseguir o APP Secret de aplicativos já criados? =/

    • Se você é o dono do aplicativo acessando o url developers.facebook.com/app você conseguira visualizar o aplicativo e seu ID. Agora, se você não é o dono do aplicativo, um jeito é solicitar ao dono do aplicativo que lhe informe o ID dele.

      • É, eu não era a dona, não. É para uma cliente e ela também não era a dona do APP rsrs… mas através do ID do App (que estava no blog já) e contando com a ajuda de quem criou conseguimos. Grata, Anderson!

  • Boa tarde,

    Segui os passos sugeridos em seu artigo e informei o códigos e tal, porém o aplicativo que instalei no wordpress está me retornando um erro. O aplicativo é o FACEBOOK ALL e o erro, segue baixo:

    Returned error: curl response =400 ,Facebook response={“error”:{“message”:”Unsupported get request. Please read the Graph API documentation at https:\/\/developers.facebook.com\/docs\/graph-api”,”type”:”GraphMethodException”,”code”:100}}

    Se puder me ajudar de alguma forma. Grato!

  • Gostaria que alguem pudesse postar um tutorial de como CRIAR UM APP PARA ID no novo developers do facebook 2015, totalmente diferente de todos os tutoriasi que estão nao internet… preciso muito para postar automaticamente no meu site!

  • estou a tentar a criar mais fiquei neste passo q esta com plicado
    que não sei o q vou introduzir sera que pode ajudar?

    Development Key Hashes

  • quer quantos pra cadastrar esse ssitema de longin no site que cadastrei aqui no teu post?

  • Já estou com o meu APP ID em maõs, porém quando vou adicionar a loja a fan pagesó da erro, alguem pode me dizer oq fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *