Como desativar Atualização automática do blog WordPress

Desde a versão 3.7 o WordPress começou a fazer uso de um recurso de auto atualização. Isso significa que a partir da versão 3.7 o WP passou a fazer update automático para a mais nova versão disponível. Então se for lançada uma versão superior, vamos supor a 4.0, o seu blog será atualizado automaticamente.

Esse recurso vem para ajudar, mas também pode ser uma pedra no seu sapato. Os desenvolvedores alegam que o WordPress precisa fazer a atualização automática para garantir a segurança. No caso, se há uma nova versão disponível é porque erros ou melhorias foram desenvolvidas, e portanto não há por que não instalá-las. Será?

Acontece que uma atualização pode significar problemas para o seu blog, pois pode ocorrer do seu tema atual, bem como plugins que estejam instalados não serem compatíveis com a nova versão do CMS. Além disso, é muito importante efetuar backup (exportar seus posts, páginas, etc) antes de fazer qualquer atualização, e com essa atualização automática não há como fazer isso. Portanto, eu não recomendo a ninguém que deixe o blog atualizar-se automaticamente. Ah, quem não sabe fazer backups pode aprender nesse artigo: Como fazer backup do blog WordPress

Como desativar Atualização automática do blog WordPress

Por incrível que pareça não há uma opção para desativar as atualizações na página de configurações. Seria tão mais simples se isso fosse possível, como por exemplo uma caixa de opção permitindo ativar e desativar o recurso, não é? Em todo caso, é possível desativar a atualização automática inserindo uma linha de código no arquivo wp-config.php que fica na pasta raiz do seu site. O Código para desativar o update automático é o seguinte: define(‘AUTOMATIC_UPDATER_DISABLED’, true);define( ‘WP_AUTO_UPDATE_CORE’, FALSE );

No caso, o processo é o seguinte:

  • Acesse seu site via ftp e baixe o arquivo wp-config.php para seu computador.
  • Abra o arquivo wp-config.php em seu editor preferido e adicione o código abaixo:

    define('AUTOMATIC_UPDATER_DISABLED', true);
    define( 'WP_AUTO_UPDATE_CORE', FALSE );
    
  • Salve as alterações e reenvie o arquivo para o servidor web remoto, substituindo o arquivo já existente quando solicitado pelo seu cliente FTP.

Por que desativar as atualizações automáticas do blog WordPress

Como eu disse anteriormente, a nova versão do CMS pode não ser compatível com o seu tema ou com algum plugin que você tenha instalado. E isso pode fazer seu site ficar off line. Inclusive isso aconteceu comigo em um de meus sites. Houve uma atualização automática, mas por algum motivo que desconheço ela falhou e apagou o meu banco de dados que possuía as informações do blog. É isso mesmo!, o banco foi excluído pelo processo de auto update. Não é à toa que deve-se fazer backup de seu blog antes de fazer qualquer atualização. A partir desse triste episódio desativei a atualização automatizada em todos os meus blogs e só faço a atualização após ter salvo uma cópia de segurança de meus posts, paginas, etc. Dessa forma, caso um desastre como esses aconteça, poderei rapidamente importar os dados do backup e voltar com o meu site 100%.

Agora, já imaginou se você estiver viajando (sem acesso a internet) e seu blog faz uma auto atualização que falhe e deixe o site fora do ar? Imagine quão grande seria o transtorno até você retornar de viagem e arrumar o estrago. E pior ainda, imagine se você não tiver um backup de seus posts, aí sim é fim do mundo, né? Bom, se uma desgraça dessa acontecer com você, sugiro que leia também esse artigo: Como Recuperar Post Perdido no blog WP

Bom pessoal, fica aqui a dica de como desativar atualizações automáticas do blog WordPress e também o porquê se fazer isso. Até o próximo post aqui no blog Como criar um blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *