Como Executar um Shortcode fora do conteúdo do WordPress

Quando você insere um shortcode dentro do conteúdo do WOrdpress, a execução dele é automática. Todos os shortcodes encontrados no conteúdo do blog são executados antes de o WordPress exibir o conteúdo para o usuário. Porém há situações onde você pode querer executar um shortcode fora do contexto do conteúdo. Por exemplo, se você quisesse executar um shortcode de forma a exibir o retorno dele no rodapé do seu blog WordPress, como proceder? Continue lendo que este artigo trata exatamente sobre este tema:

Como Executar um Shortcode fora do conteúdo do WordPress

A boa notícia é que o WordPress já possui em seu núcleo uma função para invocação de shortcodes, para você poder manualmente executá-los via script a qualquer momento. A função chama-se do_shortcode. Nome sugestivo, né?

Como parâmetro à função do_shortcode, passe o próprio shortcode que deve ser executado. Veja o exemplo:

do_shortcode('[meu_shortcode_aqui]');

Claro que você deve substituir ‘[meu_shortcode_aqui]’ pelo nome do shortcode que você quer executar. Note que se o seu shortcode possuir atributos e conteúdo, você pode passá-los para do_shortcode normalmente. Veja o exemplo 2:

do_shortcode('[meu_shortcode_aqui atributo1=x atributo2=y]conteudo_aqui[/meu_shortcode_aqui]');

Lembrando que todos os atributos são convertidos em um array assossiativo, o qual é passado como primeiro parâmetro, e o conteúdo é passado como segundo parâmetro (string). Então, se você estiver criando uma função de shortcode, para obter o valor de um atributo específico basta pegar o valor do array que possui como índice o nome do atributo desejado. Como por exemplo: $attr[‘atributo1’];

Executando shortcode no rodapé do site

Se você quer exibir o retorno de um shortcode no rodapé do seu blog, você pode abrir o arquivo footer.php que fica dentro da pasta do tema atual do seu blog. Com o arquivo footer.php aberto em seu editor preferido, procure a posição exata onde quer exibir o retorno do shortcode e insira a chamada do_shortcode(‘[meu_shortcode_aqui]’), sem esquecer de usar o echo, para que o valor retornado seja impresso para o usuário.

Executando shortcode no cabeçalho do site

Normalmente o arquivo responsável pelo cabeçalho do site é o header.php que fica dentro da pasta do tema atual do seu blog. Então, para executar e obter o retorno de um shortcode, basta abrir esse arquivo para edição e inserir a chamada do_shortcode(‘[meu_shortcode_aqui]’) na posição desejada.

Conclusão

Como você pôde notar, é muito fácil executar shortcodes fora do content do wordpress. O WP já preocupou-se com essa necessidade e já disponibiliza para nós a função do_shortcode, que serve exatamente para este propósito. Bom, se ficou alguma dúvida sobre execução e obtenção de valores de retorno de shortcodes fora do conteúdo do blog, não hesite em deixar sua dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *