Como Fazer Backup de Drivers do Windows

Rate this post

Quando você vai formatar um computador, é muito prudente fazer antes o backup dos drivers pois quem trabalha com isso sabe que alguns drivers são difíceis de se encontrar. Neste post vou mostrar como fazer backup de todos os drivers do teu sistema operacional Windows 7, mas creio que a dica também funcione para o sistema operacional Windows 8. Também irei te mostrar como ver onde os arquivos de drivers de qualquer dispositivo ficam armazenados em teu computador. Agora que já expliquei a importância de se saber Como Fazer Backup de Drivers do Windows, vamos às informações:

Onde os Drivers Ficam Armazenados no HD

Um drive para um dado dispositivo de teu computador pode ser composto por vários arquivos de driver. Em sua maioria os drivers ficam armazenados nas pastas: windows/system32 e windows/system32/drivers, mas há outros locais onde os drivers podem ser salvos. O ideal para saber exatamente onde os arquivos de driver estão armazenados é seguir estes passos:

a) Aperte as Teclas Ctrl + Pause Break. Isso fará o teu sistema exibir uma janela com informações básicas sobre o teu computador.
b) Agora clique em Gerenciador de Dispositivos. Veja na imagem abaixo:

como fazer backup de drivers do Windows

c) Agora clique na seta e expanda o dispositivo desejado.
d) Clique com o botão direito e escolha propriedades. Veja:

como descobrir onde o driver fica salvo no pc

e) Na proxima janela, clique na aba driver e depois no botão “Detalhes”. Veja:

caminhos dos drivers windows 7 8

Na ultima janela que e aberta, como visto acima, é exibido o caminho completo de onde os arquivos do drivers estão armazenados no teu computador.

Como Fazer Backup de Drivers do Windows

Neste artigo vou passar duas dicas para você fazer backup de teus drivers. Veja:

Fazer Backup pelo Próprio WIndows
O WIndows 7 te oferece um recurso que te permite fazer backup do teu sistema. Veja como proceder:

a) Iniciar >> Painel de Controle
b) Na seção Sistema e Segurança, clique na opção “Fazer Backup do Computador”
c) Na próxima tela clique na opção Criar Disco de reparação do Sistema. Nesta tela você tem também a opção de criar uma imagem (iso) completa do teu sistema. Neste caso o backup será completo.
d) Agora selecione uma unidade para savar o arquivo de backup. Pode ser um HD externo, um CD ou DVD vazio.

Fazer Backup com programa DriverMax

O DriverMax é um programa gratuito que possui algumas funcionalidades legais para facilitar tua interação com os drivers da tua máquina. Veja o passo a passo abaixo para baixar e utilizar o DriverMax:

a) Baixe o aplicativo no url: http://download.cnet.com/DriverMax/3000-18513_4-10572602.html?part=dl-85782&subj=dl&tag=button

b) Após fazer o download, execute o executável e faça a instalação. O famoso: next, next, next.
c) Abrindo o programa você verá a tela abaixo:

como usar o drivermax

d) Como mostra na imagem, clique na opção Driver Backup and Restore.
e) Na próxima tela clique em Backup Driver e o programa irá listar todos os drivers encontrados. Para fazer backup de drivers específicos, marque os drivers que você quer fazer backup e escolha a opção “Backup selected Drivers”. Já para fazer backup de todos os drivers basta clicar no botão Backup e escolher a opção “Backup all drivers”. Veja:

fazer copia de drives windows

Agora é só aguardar que dentro de alguns minutos seu backup será salvo numa pasta chamada My Drivers dentro da pasta Documentos. O DiverMax abre a pasta onde o backup foi salvo quando ele concluí-lo.

Conclusão

Quem foi atento deve ter notado que o DriverMax também é util para procurar por drivers para você, mas não podemos esquecer que o próprio windows também possui um recurso que busca por atualizações de drivers. Em todo caso, o Drivermax é ideal para se fazer backup de drivers. No meu teste que fiz aqui no meu computador, o arquivo de backup de restauração do Sistema criado no Windows ficou muito grande, já o arquivo de backup de drivers criado pelo DriverMax ficou bem pequeno, cerca de 40 MB. Fica aí a dica.

Até Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *