Como fazer Popup para Captar email no blog WordPress

Rate this post

Já viu aquelas janelas popup que são abertas quando você entra em alguns blogs? Geralmente elas contém um formulário para captação de email em troca de algum brinde. Pois então, neste artigo vou te mostrar Como fazer Popup para Captar email no blog WordPress. O objetivo disto é conseguir pegar tanto quanto mais emails for possível dos teus visitantes, para conseguir uma boa lista de inscritos. Muitos dizem que o dinheiro está na lista, ou seja, quanto maior e melhor qualificada for tua lista, mais dinheiro você conseguirá ganhar com ela.

Como fazer Popup para Captar email no blog WordPress: Plugin WP Super Popup

A dica de hoje é o plugin WP Super Popup, um super plugin que permite a você bastante configurações através da página de opções. Veja uma janela popup que fiz para o meu outro blog Ganhar Dinheiro Blog, abaixo:

Como fazer Popup para Captar email no blog WordPress

Para instalar o plugin WP Super Popup siga os passos abaixo:

a) No painel do teu blog, na seção Plugins, clique em adicionar novo
b) No campo de busca digite WP Super Popup e instale a primeira opção que aparecerá.
c) Após instalado, na lateral esquerda do painel vai aparecer uma nova opção chamada “Super Popup”. Clique sobre Super Popup para ir para a página de opções.

Veja as opções do Plugin WP Super Popup

O Plugin WP Super Popup segmenta as opções em três seções principais:

Base Settings do Plugin WP Popup

Aqui você tem as seguintes opções:

Status: Permite você ativar ou desativar o Popup sem precisar desativar o plugin

Enable on mobile browsers: Permite você desativar o Popup quando for um acesso de um navegador de celulares ou dispositivos móveis

Paths inclusion/exclusion: Aqui você tem três opções:

a) Show the popup on all the pages: Mostrará a janela popup em todas as páginas
b) Don’t show the popup for the following paths: Quando selecionada, não exibirá o popup nos urls que você informar no campo texto que segue
c) Show the popup only for the following paths: Quando selecionada, exibirá o popup somente nos urls que você informar no campo texto que segue

No campo texto, coloque um url por linha. Claro que se tu selecionar a opção A), não precisará informar nenhum url.

Show the popup: Permite você definir quando o popup irá aparecer. Há duas opções:

a) Every: Permite definir um intervalo de dias que o popup irá aparecer para o mesmo usuário. Por exemplo, se estiver definido em 10, o popup aparecerá a cada 10 dias para o mesmo usuário. Isso é interessante para não tornar teu blog chato, pois seria tedioso para um usuário ter de ficar fechando o popup todos os dias, caso ele seja um leitor assíduo que visita teu site todos os dias.

b) For the First: Permite definir um número de visitas em que o popup irá aparecer, depois disto ele não mais aparecerá.

Popup Content do Plugin WP Popup

Esta seção permite você configurar o conteúdo do popup. Existem quatro opções:

a) Embed the following URL content: Permite você definir um url que contém o conteúdo a ser utilizado

b) Embed the following WYSIWYG content: Irá usar o conteúdo que você criou no editor Visual do programa. Veja uma imagem do editor que o plugin oferece:

plugin wp super popup

c) Embed the following plain HTML content: Permite você colocar o código html do conteúdo.

d) Embed the following page content (stylesheets will not be preserved): Permite você exibir o conteúdo de uma página existente do teu próprio blog WordPress.

Visual Effects Settings do Plugin WP Popup

Nesta parte você poderá definir algumas opções de efeitos visuais. Veja:

a) Background Opacity (between 0 and 1): A opacidade de fundo

b) Popup Height: Altura da janela popup em pixels

c) Popup Width: Largura da janela popup em pixels

d) Popup Delay: Tempo em milésigos de segundo antes do popup ser exibido.

e) Popup Speed: Velocidade do efeito do popup em milésimos de segundo. Útil na versão PRO.

f) Close Popup when clicking on the background: Permite definir se o popup deve ser fechado ou não quando o visitante clicar no plano de fundo.

Código do Formulário de Cadastro

Dependendo do sistema de newsletter ou autoresponder que você utilize, haverá uma forma diferente de se obter o código html do formulário. Neste artigo vou mostrar como pegar o código html do formulário de dois sistemas: Trafficwave e Feedburner.

Trafficwave:

a) Faça login no teu painel, clique em “Manage My Campaigns”
b) Agora clique na aba Capture Pages/Forms
c) Clique no botão “Get Basic HTML Form Code”
d) Na próxima tela, clique em Raw HTML e será exibido o código html. Veja:

formulario html trafficwave

e) Copie este código, volte na pagina de opções do plugin WP Super Popup e coloque este código na seção Popup Contet na opção “Embed the following plain HTML content”. Note que você deve selecionar esta opção para que ela seja utilizada pelo plugin.

Veja mais detalhes sobre o autoresponder Trafficwave no url: Como usar o TrafficWave

FeedBurner:

a) Acesse tua conta do Feedburner, clique sobre o site que quer gerenciar
b) Clique na Aba “Publicar”
c) A esquerda, clique em “Email Subscriptions”
d) Em language, selecione Portugues e logo abaixo você verá o código html do formulário de inscrição. Veja:

formulario html feedburner

e) Copie este código, volte na pagina de opções do plugin WP Super Popup e coloque este código na seção Popup Contet na opção “Embed the following plain HTML content”. Note que você deve selecionar esta opção para que ela seja utilizada pelo plugin.

Veja mais detalhes sobre o Feedburner no url: Colocar Inscrição Por email no Site

Conclusão

Claro que, caso você entenda um pouquinho sobre html e css, poderá editar os códigos dos formulários a teu gosto, modificar visual e tudo mais. Inclusive é possível colocar imagens e links. Para quem não entende muito, uma ideia é colocar o código html no editor visual do Plugin WP Super Popup, mas é necessario clicar na opção html, colocar o código html e aí voltar para a opção visual.

Após concluir as modificações e implementações, faça um teste-drive, ou seja através da opção do plugin. Note que logo baixo da área “Popup Content” tem um botão chamado “Live Preview” que serve exatamente para você visualizar como a janela popup irá aparcer para os visitantes. Note que você precisa salvar as modificações antes de clicar em Live Preview, pois este recurso busca o que está salvo no banco de dados e não o que você definiu e não salvou.

Outro detalhe é que, baseado no que você definiu, talvez você só veja o popup uma única vez, pois ele obedecerá tuas definições de Exibição. Mas não se preocupe, para os outros usuários que ainda não acessaram o site depois do plugin ter sido ativado, o popup vai aparecer normalmente. Outra opção, caso você queria ver em tempo real, como o plugin está aparecendo, é “reiniciar os cookies”. Isso pode ser feito clicando no botão “Save changes and reset Cookies” que fica no rodapé na página de Opções do plugin WP Super Popup.

Até o próximo artigo aqui no blog Fazer Site.

5 respostas a Como fazer Popup para Captar email no blog WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *