Como mudar o Nome de Login do admin no blog WordPress

Como mudar o Nome de Login do admin no blog WordPress
4.51 (90.22%) 268 votes

O WordPress, por incrível que pareça, não possui um controle no sistema de login contra ataques brute force (força bruta). Isso tem dado brecha para hackers e script kiddies tentarem acesso ao teu blog WordPress através de tentativa-erro. Além de o CMS WordPress não limitar a quantia de tentativa de acessos falhos, é sabido que a maioria dos usuários usa o nome de login padrão “admin”. Uma vez que tu já tem o nome de login correto, fica mais fácil tentar descobrir a senha.

A maioria dos scripts de intalação automatizada antigos não permitia você modificar o username do administrador que fatalmente ficaria admin. Hoje em dia temos scripts de instalação automatizada mais avançados que permitem você modificar o username durante o processo de instalação.

Contudo, se você usar o username admin como nome de login, como fazer para mudá-lo?

Como mudar o Nome de Login do admin no blog WordPress

O CMS WordPress não possui nenhuma opção que te permita modificar o nome de login dos usuários. O Máximo que tu conseguirá fazer é mudar o email e a senha, mas o nome de login, após a instalação, permanece intocável. Para modificar o nome de login você vai precisar instalar algum plugin que faça isso, e no meio das opções de plugins disponíveis, tem o meu próprio plugin Captcha on Login.

O Plugin Captcha on login, Além de adicionar uma imagem com código aleatório na página de login — obrigando o usuário a digitar o código para poder fazer login –, também te permite modificar o nome de login do administrador para qualquer outro nome que você desejar. Oras, é exatamente disto que se trata este artigo.

Você pode baixar este plugin diretamente do repositório do WordPress neste url: Plugin Captcha on Login

Veja uma imagem da página de opções do plugin:

Como mudar o Nome de Login do admin no blog WordPress

Aí não existe segredo, basta digitar o novo nome de login e salvar as alterações. Note que após modificar o nome de login (username), você deverá efetuar login no sistema novamente.

Outras ideias para modificar username do WP

Os dados de login dos usuários ficam armazenados na tabela users, e o nome de login é registrado na coluna user_login. Com posse dessas informações você poderia criar um script PHP para modificar este valor. Outra alternativa seria vocÊ acessar o banco de dados usando o PHPMYadmin ou outro script que te permita executar comandos no teu banco de dados e executar um comando sql de modificação. Poderia ser algo do tipo:

update wp_users set user_login = “novo nome de usuario” where ID = 1;

No comando acima, o ID = 1 é necessário para que somente o nome de login do usuário administrador seja modificado, sem ele, todos os usuários existentes no banco teriam seu nome de usuário alterados. Note que o administrador tem o ID igual a 1, ou seja, é o primeiro usuário do blog.

Conclusão

Com as dicas acima exibidas, você poderá modificar o nome de login do usuário administrador do blog WordPress. Eu aconselho, principalmente para os leigos em programação, que dê preferência por utilizar o plugin, pois não precisará se preocupar com códigos sql ou PHP. Além disso, como visto, além de permitir a modificação do nome de login do usuário administrador, o plugin também adiciona mais uma barreira de proteção para teu blog através do código de imagem na página de login.

Bom, fica a dica.

Até o próximo artigo aqui no blog Fazer Site.

4 respostas a Como mudar o Nome de Login do admin no blog WordPress

  • Amigo eu to usando o plugin e ele é muit show mesmo. Tu tá de parabéns, vlews.

  • Bom dia!
    Tenho atualmente 6 blogs sobre diversos assuntos e todos eles estão sendo administrados dentro de um mesmo login/usuário e senha. Estou necessitando criar um login e senha exclusivos para um deles. Como faço isso?

    Pesquisei mas não encontrei nas áreas de gerenciamento dos blogs. O máximo foi mudar os dados gerais que atualmente utilizo.

    Obrigado
    Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *