Excluir Todas as Tags do Blog WordPress

Excluir Todas as Tags do Blog WordPress
4.38 (87.5%) 8 votes

Se por um motivo ou outro (não vou tratar disso aqui neste artigo mas irei escrever um novo artigo sobre este tema em breve), você resolveu excluir todas as tags do blog WordPress, está lendo o artigo certo, pois a seguir vou te mostrar como proceder para conseguir este feito.

Já de cara é interessante dizer que, o próprio CMS WordPress possui uma página para você editar, excluir e gerenciar as tags de seu blog. Inclusive, é possível excluir várias tags de uma unica vez, sabia? Veja só conseguir este feito:

Excluir todas as Tags pelo painel do WordPress

a) Faça login no seu blog e na seção Pots, clique no link “Tags”. Veja abaixo a imagem:

excluir todas as tags do blog wordpress

b) Na página de edição de Tags, ali no topo da página, Clique na seta “Opções de Tela”. Vai abrir uma janela de opções, e nessa janela você pode definir a quantidade de tags a serem exibidas. O limite máximo de tags a serem exibidas que é possível configurar é 999, mas eu te aconselho a ir excluindo de 200 em 200 tags por vez, para não sobrecarregar o servidor web.

excluir-tags-wordpress

c) Após aplicar as configurações, as 200 tags irão aparecer na página de edição. Para selecionar todas elas, clique na primeira caixa de marcação que fica do lado do texto “Nome”, essa ação irá selecionar todas as 200 tags da página atual. Agora, na caixa de seleção onde está “Ações em Massa”, selecione a opção “Excluir” e na sequência clique no botão “Aplicar”. Veja a imagem:

excluir tags em massa

d) Aguarde até concluir a exclusão, e repita a etapa C) até excluir todas as tags.

Excluir todas as Tags pelo phpMyAdmin

O PhpMyadmin permite a você executar comando sql, então a idéia aqui é executar um comando de exclusão de tags. Para isso, siga estes passos:

a) Faça login no teu cPanel, e na seção “Banco de Dados”, clique sobre o phpMyadmin.
b) Selecione o banco do blog e clique no menu “SQL”.

Antes de continuar, tenha certeza de ter feito o backup de seus dados, veja nesse link como Fazer backup blog WordPress

c) Na caixa de inserção de comandos, digite o comando a seguir, mas só faça isso se tiver certeza de que seu blog possua menos de 2000 tags, se não o processo poderá deixar teu site sobrecarregado.

delete te,ta,re from wp_terms te inner join wp_term_taxonomy ta on ta.term_id = te.term_id left join wp_term_relationships re on re.term_taxonomy_id = ta.term_taxonomy_id where ta.taxonomy="post_tag";

Veja a imagem abaixo:

excluir todas as tags do wordpress de uma vez

No meu caso, excluí 864 tags aqui do blog, e não demorou nada, foi rápido. Mas casa servidor é diferente um do outro, então por conta disso, não aconselho a executar um comando igual a este caso seu blog possua mais de duas mil tags.

Outro detalhe interessante é que o comando sql acima, irá excluir todas as relaçãos das tags em ambas as 3 tabelas: wp_terms, wp_term_taxonomy e wp_term_relationships.

Conclusão

O uso de tags pode ser projudicial a saúde de seu blog WordPress caso sejam mal utilizadas. Por exemplo, uma categoria que possua o mesmo conteúdo de uma tag irá geral conteúdo duplicado, e os mecanismos de busca irão penalizar seu blog por conta disso. Fiquem tranquilos que vou escrever um artigo somente sobre essa questão, então fiquem antenados aqui no Profissionais Web para não perder o tal post. Em suma, as vezes é melhor excluir todas as tags de seu blog para evitar perder pontos no pagerank e também perder credibilidade.

Antes de iniciar qualquer ação que seja, faça backup de seu blog (clique aqui para saber como fazer backup do blog) e também sugiro que você leia este artigo Redirecionar Link de Tags Excluídas

Até o próximo artigo aqui no Profissionais Web

4 respostas a Excluir Todas as Tags do Blog WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *