Fazer Backup Blog WordPress

Você sabe como fazer backup de seu blog WordPress? Se não sabe, está no lugar certo, aqui neste artigo vou te mostrar passo a passo como proceder para fazer backup de seu blog WordPress. Fazer backup blog WordPress é muito fácil, o próprio CMS oferece uma ferramenta para você fazer backup de seus posts e páginas, porém, vou te mostrar algumas alternativas também interessantes para você poder uma cópia do teu conteúdo e evitar perder dias/meses/ e até anos de trabalho árduo.

Ah, caso você, caro leitor, seja leigo no assunto, e nem saiba o que é um backup, fique sabendo que backup é uma cópida de segurança. Continue lendo que ao final deste artigo, você entenderá tudo que precisa entender sobre o que é e como fazer backup de seu blog WordPress.

Fazer Backup Blog WordPress: Razões

A finalidade principal é evitar perder trabalho já feito. Por exemplo, digamos que você vai fazer uma atualização do blog, então antes de iniciar o processo, é interessantíssimo fazer uma cópida de segurança. Por quê? Simples, pode ocorrer algum problema durante a instalação do upgrade e você, por um azar, acabar perdendo todos os teus artigos e páginas já criadas. Se você já fez atualização do teu blog WordPress várias vezes e está piamente crente de que nenhum sinistro irá ocorrer com você, nem hoje nem jamais, meu amigo, minha amiga, não se engane. Assim como você, eu também pensava assim, até o dia “D”, onde fui atualizar um dos meus blogs e “tibum”, eis que perdí tudo. Veja neste artigo Recuperar Post todos os passos que tive de seguir para conseguir recuperar um belo Artigo que havera criado e que havera perdido após uma simples e rotineira atualização.

Outras situações onde você pode ser obrigado a fazer um backup são:

a) Mudar de hospedagem web
b) Publicar os artigos e posts em outro domínio

Além disso, eu te aconselho a estar sempre fazendo um backup, no mínimo semanalmente. Afinal, nunca se sabe quando algum sinistro pode vir a ocorrer. Note que a mioria dos servidores de hospedagem web já fazem backup semanal do teu site/blog, então uma boa idéia é ver com eles como você faz para estar baixando este backup para seu computador.

Fazer Backup Blog WordPress: Ferramenta Exportar

Vamos ao passo a passo:

a) Na seção Ferramentas do CMS WordPress, clique na opção Exportar.
b) Na tela de exportação, você tem algumas opções, o ideal é deixar marcado “Todo o Conteúdo”.
c) Depois, clique no botão “Download do arquivo de exportação”. Veja a imagem abaixo:

fazer-backup-blog-wordpress

Ao clicar no botão, o processo pode consumir um bom tempo, dependendo da quantia de posts, artigos, páginas, categorias, usuarios, etc, então caso você tenha um blog com bastante conteúdo, o jeito é ter paciência e aguardar. Baixe o arquivo de backup para seu computador e guarde em local seguro.

Fazer Backup Blog WordPress: PhpMyAdmin

PhpMyAdmin é um software muito conhecido, com ele é possível gerenciar um banco de dados Mysql facilmente. A maioria das empresas de hospedagem web oferecem o PhpMyadmin para que seus usuários possam gerenciar seus bancos de dados. Normalmente, para ter acesso ao PhpMyadmin, basta acessar o cPanel e depois na seção Banco de Dados clicar em PhpMyAdmin. Note que se você tiver dúvidas de como acessar o phpMyAdmin, entre em contato com a empresa onde você hospeda seu blog WordPress, eles devem lhe auxiliar nessa hora.

Ao abrir o PhpMyAdmin, você verá uma tela mais ou menos igual a seguinte:

exportar banco wordpress com phpmyadmin

Selecione o banco que está sendo utilizado pelo blog WordPress, clicando sobre ele. Caso você tenha mais de uma instalação do WordPress compartilhando o mesmo servidor mysql, uma dica é abrir o arquivo wp-config.php e verificar alí qual é o banco que, de fato, o teu blog está utilizando.

Por exemplo, abrindo o arquivo wp-config.php em um editor html, você vai encontrar a seguinte definição:

define('DB_NAME', 'banco_wrdp1');

Neste caso, ‘banco_wrdp1’ é o nome do banco que está sendo utilizado pelo nosso blog WordPress de exemplo.

Clicando sobre o banco, será aberto o PhpMyAdmin, para continuar com o processo de exportação, clique sobre o menu Exportar. Nessa tela, serão exibidas várias opções de exportação, dentre as quais, destaco as seguintes:

– Na seção “Saída”, marque a opção “Save output to a file”. Isso diz ao PhpMyadmin que você quer salvar um arquivo para seu computador invés de exibí-no em seu navegador web.
– Ainda na seção “Saída”, sugiro que você, em “Compression”, selecione a opção “zipped”. Caso você tenha um banco de dados muito grande, salvar um arquivo compactado irá poupar-lhe tempo, e além disso irá poupar espaço físico em seu computador.
– Na seção “Format”, selecione “Sql”.
– Na subseção “Format-specific options”, marque a opção “structure and data”. Isso diz ao PhpMyadmin que é pra salvar a estrutura das tabelas e também os dados.

fazer backup blog wordpress pelo cpanel

Feitas as devidas configurações de exportação, clique no botão “Executar”, aguarde até iniciar o download e baixe o arquivo de backup para seu computador em algum local seguro.

Fazer Backup dos Arquivos do Blog WordPress

Note que em ambos os métodos de backup citados acima, foi feito backup unicamente do conteúdo “escrito”, isso significa que todos os teus uploads (tanto imagens como qualquer outro tipo de arquivo), enviados pelo gerenciador de mídia do wordpress ou não, não estão seguros contra acidentes.

Por exemplo, se você modificou o teu tema, criou um plugin ou modificou um, ou mesmo fez upload de arquivos em qualquer lugar na tua hospedagem web, caso aconteça algum sinistro, você poderá perder tudo isso, salvo caso tenha feito backup. Mas como fazer backup destes arquivos? Bem, veja a seguir duas idéias:

Fazer backup através de cliente FTP

Esse método é muito simples, você precisará de um cliente FTP e do login e senha para acesso via FTP à tua conta de hospedagem. Lembrando novamente que estes dados pertinentes a tua hospedagem web, você deve requisitar junto com a tua empresa de hospedagem. Com esses dados em mãos, siga o passo a passo abaixo:

a) Baixe um cliente FTP, sugiro o Filezilla. Baixe Aqui
b) Instale o Filezilla, execute-o, informe seu domínio, login e senha e conecte-se ao seu servidor remoto.
c) Agora, navegue até a pasta wp-content. Clique sobre ela e arraste-a para sua area de trabalho.

fazer backup usando o filezilla

Aguarde até o fim da transferência.

Note que, a priori, todos os teus arquivos (uploads, plugins, temas), estarão dentro da pasta wp-content, salvo caso você tenha feito upload em alguma pasta que esteja fora da pasta wp-content. Caso este seja o teu caso, faça o download também dos arquivos que estão foram da pasta wp-content.

Fazer backup completo pelo cPanel

Quem possui o gerenciador de hospedagem web cPanel, conta também com um assistente de backup, onde é possível fazer um backup completo (banco de dados, arquivos e emails). Veja o passo a passo:

a) Acesse o cPanel de seu website. (dúvidas, contate sua empresa de hospedagem)
b) Na seção “Arquivos”, clique em “Backups”. Veja abaixo:

backup completo pelo cpanel

c) Na próxima tela você terá a opção para fazer o backup completo, veja texto retirado do próprio cPanel:

Backup Completo

Uma cópia de segurança completa inclui todos os arquivos em seu diretório pessoal, seus bancos de dados MySQL, e os seus remetentes e filtros de e-mail. Pode fazer uma cópia de segurança de sua conta para preservar os seus dados, ou para mover sua conta para outro servidor cPanel.

Clique no botão “Fazer download ou Gerar um backup completo de website”. Veja a imagem abaixo:

full backup cpanel

Ao clicar no botão, será aberta mais uma tela, onde você deve escolher onde o arquivo de backup deve ser armazenado, algumas opções são FTP Remoto (arquivo será enviado para um servidor ftp remoto que você configurar), diretório pessoal (no caso, a área que você vê por primeiro quando acessa teu site via ftp). Ainda neste tela, você deve definir o email para onde será enviado o aviso de backup concluído, e sim, um backup completo pode levar várias horas. Informando o teu email, assim que o backup estiver pronto para download, você receberá um email avisando.

Fazer Backup Blog WordPress: Conclusão

É difícil prefer quando e se, de fato, um sinistro poderá ocorrer à seu blog, neste caso, fazer backup blog wordpress é essencial para garantir-lhe que não irá ter dor de cabeça depois. Como diz o ditado, “não adianta chorar o leite derramado”, então é bom ficar precavido e sempre ter em mãos uma cópia de segurança, tanto de seu website (arquivos, imagens, plugins, temas) como também do conteúdo dele (artigos, paginas, banco de dados).

Até o próximo post aqui no Profissionais Web

Uma resposta a Fazer Backup Blog WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *