Postar no Google+ pelo Blog WordPress

Rate this post

Neste artigo vou te mostrar como faço para Postar no Google+ pelo Blog WordPress , a dica funciona para postar tanto em seu próprio perfil como também em qualquer página de negócios que você tenha criado usando sua conta do Google+. Embora estranho, o Google+ não possui uma API que permita escrita (postar) em seu perfil ou página do Google, porém, uma empresa desenvolveu um módulo para o WordPress que faz esta tarefa. A ferramenta permite você republicar seus posts que você cria no blog WordPress em seu perfil ou qualquer página do Google+, e tudo automático.

Para publicar um post a partir do WordPress em sua página do Facebook, perfil no Twiter, sabemos que existem inúmeras ferramentas aí na internet, mas para publicar no perfil e páginas do Google, são realmente raros os plugins que de fato funcionem. Testei cerca de 4 plugins e idéias para Postar no Google+ pelo Blog WordPress, porém não conseguí sucesso na tarefa até encontrar o plugin Social Networks AutoPoster da empresa Next Scripts.

Postar no GOogle+ com o Plugin Social Networks AutoPoster

Esse é um plugin fantástico, ele permite você publicar seus artigos de forma automatizada em várias redes sociais, tais como: Facebook, Google+, Twitter, Linkedin, Blogger e Tumblr. Note que o plugin é gratuito e utiliza a API destes sistemas para estar interagindo com os mesmos, contudo, o Google+, com já dito, não possui o recurso de escrita (publicar no perfil e páginas google) em sua API, então a Next Scripts vende o módulo do Google que eles desenvolveram, separadamente.

Existe uma versão gratuita e uma versão paga dete plugin. A versão gratuita do plugin só permite você publicar em uma rede social de cada tipo, exemplo: uma conta facebook, uma conta twitter, uma conta blogger, uma conta tumblr, já na versão Pro (beta), você consegue configurar várias contas. Isso significa que com a versão pro, é possível estar postando em várias contas de uma mesma rede social, exemplo: você publica um artipo e este é republicado automaticamente em várias páginas do Google+, em várias páginas do Facebook, em várias contas do Twitter, etc.

Claro que a idéia não é utilizar este plugin para praticar spam, mas com este recurso, por exemplo, você pode estar publicando tanto no teu perfil do Google+ como também na página do Google+ do teu site, de uma só vez.

Baixando e Instalando o Plugin Social Networks AutoPoster

Você pode baixar o Plugin Gratuito nesse link: Clique Aqui
Após baixar e instalar o plugin em seu blog WordPress, na seção “Configurações” vai aparecer o link “Social Network Auto Poster”, assim sendo, clique sobre este link para ir para a página de configurações e opções do mesmo. Veja a imagem abaixo:

postar no google pelo blog WordPress plugin next scripts

Como você pode ver, você pode ativar várias redes sociais, mas não o Google+, para que a opção do Google+ fique habilitada você precisa adquirir o módulo do Google+ criado pela Next Scripts, a seguir neste artigo vou te mostrar como adquirir e como instalar e configurar o plugin para poder, de fato, postar no Google+ pelo Blog WordPress. Ah, não vou falar neste artigo como postar no facebook, twitter e nas outras redes, pois não é o foco deste artigo, mas você pode ativar e configurar essas outras opções, não é difícil, se eu conseguí, você também consegue e se tiver qualquer dúvida, é só perguntar aqui nos comentários.

Adquirindo e configurando o módulo do Google+

O primeiro passo é adquirir o módulo que custa (na data de hoje) $49 dólares e pode ser pago usando sua conta do Paypal. Para adquirir acesse o seguinte link: Módulo para postar no GOogle+

Após fazer a compra do módulo, vocÊ terá acesso ao painel do cliente onde poderá baixar o plugin já com o módulo do Google+ e também a versão PRO (beta), onde será possível configurar várias contas de uma mesma rede social.

Se você já instalou o plugin gratuito (sem o módulo do google+), basta você copiar o arquivo “postToGooglePlus.php” e enviá-lo para um dos seguintes diretórios:
a) wp-content/plugins/
b)wp-content/plugins/social-networks-auto-poster-facebook-twitter-g-single\apis

Em qualquer um destes diretórios, o módulo será reconhecido pelo plugin. Após enviar o módulo para seu servidor web, acesse novamente a página de opções do plugin. Note que agora você terá a opção de ativar a postagem em seu perfil ou página do Google. Veja a imagem abaixo:

auto publicar post em pagina google plus

Vejamos agora as configurações:

a) Como visto na imagem, você deve ativar a opção “Auto-publish your Posts to your Google+ Page or Profile”
b) No campo “Google+ Username:” coloque seu email de login no Google+
c) No campo “Google+ Password:” coloque sua senha de acesso ao Google+
d) No campo “Google+ Page ID (Optional):” coloque o ID da sua página criada no Google+. Atenção, para postar em seu Perfil do Google+, deixe este campo sem preencher.
e) No campo “Publish Posts to Google+ as an Attachement e Post Text Format:” você pode configurar como o post irá aparecer na tua página do Google+ ou Perfil. Você pode digitar algum texto qualqer e utilizar os seguintes códigos para pegar dados do artigo que você irá publicar:

%SITENAME% – Insere o nome de seu site ou Blog
%TITLE% – Insere o título do Artigo/Post
%URL% – Insere o url do Artigo/Post
%IMG% – Insere a imagem destacada (featured image)
%TEXT% – Insere o resumo do post/artigo (Excerpt)
%FULLTEXT% – Insere o texto completo do artigo/post
%AUTHORNAME% – Insere o nome do autor do artigo/post.

Feitas as devidas configurações, clique no botão “Save Settings”

Após salvar as configurações, vai aparecer um botão para você testar o plugin. Veja na imagem abaixo:

do wordpress para google plus

Se tu for fazer o teste, substitua “%TITLE% – %TEXT% – %URL%” por algum texto como “Isso é um teste” ou “Teste de publicação”, pois esses valores “%TITLE% – %TEXT% – %URL%” só estarão disponíveis quando você publicar um artigo.

Veja o Vídeo abaixo onde eu publico este Artigo no Profissionais Web e o mesmo é republicado na página do Google+ do Profissionais Web.


Desculpem a péssima qualidade do áudio, ocorreu algum sinistro aqui com o microfone.

Postar no Google+ pelo Blog WordPress: Perfil e Página

Como eu disse acima, existe também a versão Pro, também chamada de ‘WordPress “SNAP PRO” Multi Accounts Plugin’, com ela você pode publicar em várias páginas do Google+ ou Perfis. Eu utilizo este recurso para postar no meu Perfil e também na página do meu blog no Google+. A instalação e configuração da versão PRo é idêntica a versão gratuita, então não vou reptir o que já foi mostrado aqui. Agora, a diferença vem após a ativação da versão Pro, note que na página de opções você terá um novo botão “Add new account”. Veja a imagem abaixo:

postar no google plus pelo blog wordpress

Após clicar no botão “Add new Account”, uma janela com uma caixa de seleção será exibida, selecione a opção “Google+”, preencha os dados na nova conta e clique no botão “update settings”

A idéia aqui é você configurar uma conta para o teu Perfil e a outra para a sua página do Google+, assim sendo, quando você publicar um artigo no teu blog WordPress, o mesmo será postado tanto no teu perfil do Google+ como também na tua página do Google+.

Postar no Google+ pelo Blog WordPress: Posts já publicados

O plugin só irá postar em teu perfil do Google+ ou Página, quando você criar um novo Post/Artigo, isso significa que você pode atualizar seus artigos tranquilamente que o mesmo não será republicado em seu Perfil ou Página do Google Plus. Mas e se você quiser publicar posts / artigos antigos em seu perfil ou página Google? Muito bem, na página de edição do post, você tem essa opção. Veja a imagem abaixo:

republicar post no perfil do google+

Clicando no botão “Repost to Google+” fará o post que você está editando ser publicando em seu perfil ou página do Google+. O mesmo é válidos para as demais redes sociais que você tenha configurado na página de opções do Plugin.

Plugins que não funcionaram no meu Blog

Antes de adquirir o módulo pago do Google+ da Next Scripts, tentei algumas alternativas gratuitas e até algums pagas, porém nenhum destas funcionou conforme o esperado. Não estou dizendo que esses plugins não funcionam, mas sim, no meu blog não funcionaram. Vejamos por onde andei:

– WPGPlus WordPress Plugin – http://wordpress.org/extend/plugins/wpgplus/
É um plugin gratuito, porém instalei-o, fiz as devidas configurações, mas ao publicar um post, um erro era exibido. Ou seja, não funcionou. Acho que este plugin parou de funcionar após a atualização da API do Google+.

– Gpress – http://www.warriorforum.com/warrior-special-offers-forum/471897-eureka-we-did-what-auto-posting-google-wordpress-plugin-google-plus-poster.html
É um plugin pago, adquirí ele pelo preço de $17.50 dólares, porém não funcionou. Desta vez não exibiu nenhum erro, porém o plugin simplesmente não cumpriu com o prometido no meu blog. Alguns dizem que o plugin só funciona para quem mora nos EUA ou Índia, mas se você tiver um pouco de paciência e ler todos os comentários no warrior forum, verá que o autor diz que a nova versão funciona em qualquer país, inclusive Brasil, coisa que não ocorreu no meu caso.

Conclusão:

Eu já usava o plugin Social Network Poster da New Scritps para postar em páginas do Facebook, Twitter, etc, porém não havia adquirido o módulo para o Google+, depois de tentar outras alternativas e não obtendo o sucesso esperado, adquirí o módulo e ele está funcionando perfeitamente. Custa $50 dólares, mas pra mim que sou um problogger, valeu e está valendo apena cada centavo investido no módulo do G+. Lembrando que você pode instalar o plugin em qualquer blog que seja seu, isso quer dizer que se você tiver 20 blogs, poderá usar o plugin nesses 20 blogs sem nenhum problema. Só não é permitido distribuir ou comercializar o plugin deles para terceiros.

Até o próximo artigo aqui no Profissionais Web

2 respostas a Postar no Google+ pelo Blog WordPress

  • Anderson, este é o melhor artigo da internet sobre este assunto, pra não dizer o único que achei.

    Você sabe se a Google não irá modificar a API algum dia para permitir “escrita”

  • Olá Andréia, esta é uma boa pergunta, realmente fica difícil saber, alguns defendem que sim outros que não. Eu, particularmente falando, até acredito que futuramente a API permitirá escrita, mas vai levar um bom tempo pra isso acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *