Publicar Artigos em Redes Sociais Automaticamente via WordPress

Publicar Artigos em Redes Sociais Automaticamente via WordPress
4.48 (89.7%) 596 votes

Eu fui um dos primeiros blogueiros do Brasil (creio que o primeiro) a falar sobre o plugin Social Networks Auto Poster da Next Scripts. Depois que tu escreve um artigo, muitos leitores pegam teu conteúdo, mudam as palavras e republicam em seus respectivos blogs, como se fossem os donos da verdade sem ao menos mencionar teu site ou blog.

Infelizmente, ou felizmente, depende do ponto de vista, o Google não pode identificar tal tipo de coisa. Para o mecanismo de busca, trata-se de um novo artigo legítimo. O jeito é morrer de raiva ou aproveitar-se disto e dançar conforme a música. Já dizia o ditado: se não podes vencer teu inimigo, junte-se a ele. 😈

Não estou fazendo apologia a pessoas desse naipe, apenas estou deixando claro que entendo isso como ossos do ofício. Favor, não coloquem palavras em minha boca, combinado!?

Só estou dizendo isto para que você não pense que estou copiando conteúdo de outro site, visto que um grande site publicou recentemente uma postagem sobre este tema que estou a escrever agora. Como você pode ver aqui neste artigo: Como publicar no Google+ pelo blog WordPress, já falei sobre este assunto há séculos, então se alguém está copiando alguém, eu é que não sou o vilão.

Este artigo de hoje é um apanhado de alguns outros artigos já escritos em algum de meus sites e algumas informações extras.

Publicar Artigos em Redes Sociais Automaticamente via WordPress: Next Scripts

Next scripts é a empresa por trás do plugin Social Networks Auto Poster. Este plugin permite você republicar teus artigos em diversas redes sociais, das quais podemos destacar: Facebook, Twitter, Google+, Linkedin, Piterest, Tumblr, BLogger, Delitious, Instapaper, etc, etc…

O plugin possui duas versões, a gratuita e a PRO, a gratuita permite apenas uma conta por rede social, já a PRO permite multiplas contas para uma mesma rede social. Por exemplo, — com a versão paga — seria possível publicar um post no teu perfil do Facebook e também na fan page respectiva.

Instalação plugin NextScripts Social Networks Autoposter

Para efetuar a instalação, faça o seguinte:

a) No painel do wordpress, vá para a seção Plugins >> Adicionar Novo.
b) No campo de busca digite: Nextscripts
c) O plugin será exibido, clique em instalar e confirme a instalação. Veja abaixo:

Publicar Artigos em Redes Sociais Automaticamente via WordPress

d) Agora, na seção Configurações, um novo link vai aparecer “{SNAP} Social Networks Auto-Poster”. Clique sobre este link para ir para a página de configurações.

e) Na página de configurações, basta clicar no botão “Add New Account”, selecionar a rede social que deseja inserir e seguir com as configurações.

Configurar uma conta Facebook no Plugin da NextScripts

Quando você adicina uma conta do Facebook, os dados que o plugin precisa são os seguintes:

  • Account Nickname: Nome de identificação da Conta
  • Categories: Permite você definir quais categorias devem ser publicadas no Facebook, selecione All para todas.
  • Facebook URL: Url do teu Perfil no Facebook, ou da tua Página de Fãs.
  • Facebook APP ID: ID da aplicativo no Facebook.
  • Facebook APP Secret: Segredo do aplicativo no Facebook

    Veja como obter o Facebook APP ID e Secret neste url: Como Criar Aplicação Facebook para obter app id secret

  • Message text Format: Permite você definir como será a mensagem utilizando palavras especiais como %TEXT% para o texto, %TITLE% para título. Note que o plugin irá substituir essas palavras especiais pelo respectivo valor do post, então %TITLE% será substituído pelo título do artigo.

    Clique no link Show Format Info para visualizar todas as palavras especiais que podem ser utilizadas.

    Eu costumo usar esta formatação: %TITLE% – %TEXT% – %URL%

  • Post Type: Permite você efetuar algumas opções quanto ao tipo da publicação. Note que na dúvida, leve o mouse sobre o link “What’s the diference” para ver uma breve e objetiva explicação das diferenças das opções disponíveis.

  • Facebook Comments: Permite pegar os comentários feitos no Facebook na Publicação e importá-los como Comentários do próprio WordPress.

Configurar uma conta Twitter no Plugin da NextScripts

Siga o passo a passo abaixo:

  • Clique em Add New Account

  • Na Rede Social, escolha Twitter

  • Agora preencha os seguintes campos:

    a) Account Nickname: Nome sugestivo para identificar esta conta

    b) Your Twitter URL: Coloque o url do teu perfil do Twitter

    c) Os seguintes dados: Your Twitter Consumer Key, Consumer Secret, Access Token e Acess Token Secret podem ser obtidos seguindo as dicas deste Artigo: Como obter Twitter Consumer Key, Access Token, Secret

    d) Attach Image to Twitter Post: Marque caso queria anexar uma imagem ao tweet.

    e) Message text Format: Aqui a lógica é semelhante ao da configuração de conta Facebook visto acima. Ou seja, use as palavras especiais para criar tua formatação de tweet.

Outras COnfigurações do Plugin

Na página do Plugin, há outras opções que são acessíveis através da aba Settings. Clicando Nesta Aba, Você terá as seguintes seções:

A) How to Make Auto Post: Permite você definir se os posts devem ser republicados automaticamente na mesma hora que eles forem publicados ou se devem ser agendados pelo sistema de Cron Jobos do WordPress.

B) User Privileges / Security: Permite definir quais grupos de usuários terão acesso ao recurso de auto-post do plugin e quais terão também acesso às opções.

C) Include/Exclude WordPress Pages and Custom Post Types: Permite definir o plugin só deve republicar Posts normais ou também Páginas e Posts Customizados (forums, tópicos, etc).

D) Categories to Include/Exclude: Permite definir quais categorias devem ser desconsideradas pelo plugin na hora da republicação

E) URL Shortener: Permite você definir qual encurtador de url você quer usar.

F) Auto-Import comments from Social Networks: Permite ativar ou desativar importação de comentários efetuados nas postagens nas redes sociais para o teu blog WordPress.

G) Additional URL Parameters: Permite a usuário com um pouco de conhecimento, adicionarem parametros aos urls de retorno, para com isso conseguir criar um relatório de acessos e eficácia de campanhas, por exemplo.

H) %ANNOUNCE% tag settings: A priori, o plugin pegará o texto até as tags <!–more–>, mas caso ela não exista, você deve definir a quantidade máxima de caracteres a ser pega do teu artigo ou post.

I) “Open Graph” Tags: Permite ativar ou desativar Open Graph (usado no Facebook e Google+ para definir titulo, descritivo e imagem de uma pagina).

J) Advanced “Featured” Image Settings: Qual imagem utilizar nas repostagens

K) Alternative “Featured Image” location: Util para informar ao plugin que use uma imagem oriunda de um campo personalizado (talvez criado por você ou usado pelo teu tema WP)

Conclusão

Se você teve problema em configurar alguma das redes sociais suportadas pelo plugin da NextScripts, deixe teu comentário que de repente eu crio um artigo para te ajudar a esclarecer tuas dúvidas.

Leia também este artigo antigo que eu já criei sobre o Plugin Tweet Old Post neste url: Tuitar Posts Antigos Automaticamente

Se você não leu, veja também este outro artigo onde falo sobre a publicação “From WordPress To Google+” usando o Next Scripts, neste url: Como publicar no Google+ pelo blog WordPress

Até o próximo artigo aqui no blog Fazer Site!

17 respostas a Publicar Artigos em Redes Sociais Automaticamente via WordPress

  • Amigo, acompanho o teu blog e posso dizer que é um dos melhores da net. Continue o belo trabalho!

  • Não intendi muito bem.
    Com esse plug, o que eu publico no meu facebook, aparece na página do wordpress? e os comentários também ? é isso?
    ou é o contrário? eu publico no WP e aparece no facebook?

  • ahh intendi.
    pra mim seria mais interessante o contrário, mas vlw :}

  • Anderson esse plugin trabalha de forma parecida ao twitterfeed não é?

    • Não exatamente. Ele não lê o teu feed, ele publica diretamente. Além disso, é possível republicar separadamente nas redes sociais cadastradas os artigos antigos que já foram publicados no blog.

  • Olá Anderson, muito bom seu post, estava utilizando outro plugin e dava erro, então coloquei o seu, não deu erro nenhum, porém qdo faço a publicação, não acontece nada, fiz todo o seu procedimento, a única coisa que já estava pronta era o app do face. Sabe o que pode ter acontecido?

  • Olá amigo,

    Fiz todo o passo a passo e o plugin não funcionou. Estou tentando postar automaticamente na minha fanpage e não consigui

  • Olá Anderson, obrigado pelo seu post!
    Fiz a configuração normal e funcionou! Porém na fanpage do Facebook somente eu (dono) consigo ver o compartilhamento, já as outras pessoas não conseguem ver.. você sabe me dizer como corrigir isto? Obrigado doutor!

    • William, acredito que isso seja uma limitação do próprio Facebook e não do plugin em si. Ouvi falar que o Facebook, baseado no comportamento dos usuários, oculta notificações ou não. Isso seria uma possível razão para o seu sinistro.

  • Bom artigo, quero fazer a configuração do Google + mas não consigo.

  • Olá Anderson, obrigado pelo seu post!
    Estou com o mesmo problema do William
    Fiz a configuração normal e funcionou! Porém na fanpage do Facebook somente eu (dono) consigo ver o compartilhamento, já as outras pessoas não conseguem ver.. você sabe me dizer como corrigir isto?

  • Ótima matéria, já estou aplicando em meu site e poupando mais tempo. OBRIGADO!!

  • Amigo, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo ótimo artigo, certamente vai ajudar muitas pessoas, contudo, estou com um problema com o NextScripts que o mesmo posta normalmente no perfil ou página, porém só eu consigo ver, ou seja, não se torna uma postagem pública, mesmo no proprio facebook estar constando essa informação, consegue me ajudar nesse caso?
    Desde já agradeço.
    Abraço.

  • Cara, esse plug-in é muito bom, estava utilizando ele, porém as postagens do facebook só apareciam para mim, mesmo público. Entrei com outro usuário na fanpage e as publicações não apareciam. Ai usei o Jetpack, funcionou, mas ele não tem opção de configura o modo de publicação, por exemplo, na publicação do facebook é publicado todo o texto além do link, e no twitter não tem como converter as tags em hashtags. você sabe porque tem esse problema na publicação do facebook? ou ninguém teve este problema? obrigado.

  • Obrigado pela ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *