Rostinho Smiley aparece no rodapé do blog WordPress

Rate this post

Um rostinho feliz (smiley), misteriosamente começou a aparecer no rodapé do teu site? E agora? Será que o teu blog WordPress foi hackeado? Não não amigo, fique tranquilo que é apenas uma imagem que é necessária para que o plugin Stats do WordPress possa pegar informações sobre o teu site.

Note que o Plugin WordPress Stats atualmente foi integrado ao JetPack e as novas atualizações só estarão disponíveis nele. Então se tu usava o WordPress.com Stats, é aconselhável que substitua-o pelo Jetpack.

Quando você instala o Jetpack, o Stats é ativado automaticamente e você notará que um rostinho feliz (smiley) começará a ser exibido no rodapé do teu site. Veja a imagem abaixo:

Rostinho Smiley aparece no rodapé do blog WordPress

Rostinho Smiley aparece no rodapé do blog WordPress: Como Ocultar

Para ocultar o smiley, você pode adicionar o seguinte código css ao arquivo style.css do teu tema WordPress:

img#wpstats{display:none}

Este código acima irá manter a imagem da carinha, mas ela será ocultada.

Veja outra alternativa:

img#wpstats{width:0px;height:0px;overflow:hidden}

Vasculhando na internet, encontrei um caso onde um usuário só conseguiu resolver o problema dele inserindo um código javascript no arquivo footer.php, após a chamada a função wp_footer(). Veja o código do script:

<script type="text/javascript">
var e = document.getElementById("wpstats");
e.style.width = "0px";
e.style.height= "0px";
e.style.overflow = "hidden";
</script>

Alguns diziam que antigamente não era recomendado usar o display:none, contudo, atualmente o próprio desenvolvedor do plugin recomenda o uso de display:none. Embora ocultada a carinha, os relatórios de informações continuarão funcionando perfeitamente no painel do WordPress Stats ou do Jetpack.

Desativar Carinha Smiley Jetpack

Na página de configurações do Stats do Jetpack, existe uma opção que permite você ocultar o smiley que é exibido no rodapé do site. Veja a imagem abaixo:

Carinha Smiley aparece no rodapé do blog WordPress

Então, para desativar o rostinho sorridente do rodapé do teu site, basta marcar a opção “Hide the stats smiley face image” e salvar as modificações.

Conclusão

Creio que nas versões antigas do Jetpack, não existia a opção de ocultar o smiley, então depois de muitos perguntarem sobre isso, eles resolveram colocar esta opção. Quanto ao plugin Stats, não sei te informar se existe esta opção de ocultar o smiley, mas caso não possua, você poderá usar as dicas de CSS ou Javascript sugeridas neste post. Espero que a dica seja útil e esclarecedora para quem desconhecia tal comportamento do plugin WP Stats e JetPack.

Até o próximo artigo aqui no blog Fazer Site!