Traduzir Blog WordPress para Portugues Brasil

Rate this post

Graças aos colaboradores brasileiros, é possível traduzir o CMS WordPress para a nossa lingua nativa “Português do Brasil”. Vejamos a seguir os passos para fazer a tradução de forma segura:

1- Baixe o pacote da língua portuguesa no seguinte url: http://br.wordpress.org/ Abrindo a página, clique no botão vermelho da direita onde está escrito “Faça o Download do WordPress…”

2- Decompacte o arquivo baixado no passo 01, procure pela pasta languages que se encontra dentro da pasta wp-content, envie essa pasta para o mesmo diretório (wp-content) do servidor remoto onde seu blog está instalado.

3- Feito isso você já tem o pacote com as traduções, mas ainda não informou ao WordPress qual linguagem deseja utilizar no blog. Para isso, baixe o arquivo wp-config.php e procure pela seguinte linha: “define (‘WPLANG’, ”);”, aqui no meu arquivo é a linha 79. Essa linha, para quem não sabe, está definindo uma constante WPLANG. A função “define” define uma constante, sendo que seu primeiro parâmetro é o nome da constante e o segundo é o valor da mesma. Assim sendo, para definir a linguagem do teu Blog WordPress como Portugues do Brasil, modifique a linha para o seguinte: define (‘WPLANG’, ‘pt_BR’);

4- Agora salve o arquivo wp-config.php e reenvie-o para o servidor remoto.

Isso é tudo, se tudo ocorreu conforme o esperado, seu blog já deveria estar “rodando” em português do brasil. Simples né?

Traduzir Blog WordPress para Portugues Brasil: Atualização pelo Painel

Note que uma vez feito a alteração de língua padrão de seu WordPress, quando surgirem novas edições do CMS, você poderá estar fazendo a atualização diretamente pelo painel de administração do blog. Quando há novas atualizações disponíveis, o WP irá exibir uma mensagem no topo do painel de gerenciamento, veja a imagem abaixo:

Traduzir Blog WordPress para Portugues Brasil Atualizacao

Para fazer a atualização da versão Português do Brasil do seu blog Wodpress através do painel do blog, siga esses passos:

a) Clique no link “Por favor atualize agora” visto na imagem acima
b) Na próxima tela, clique na opção Atualizar Agora (em azul). Note que nessa página, o CMS WP te dá a opção de escolher se quer atualizar para a versão em Português do Brasil ou a versão em inglês. Veja a imagem:

Traduzir Blog WordPress para Portugues Brasil

c) Após clicar no botão sugerido acima, você deve aguardar até o WOrdpress concluir o processo de atualização. Com uma internet banda larga, isso leva questão de segundos, mas pode demorar um pouco mais em casos onde há um excesso de acessos simultâneos sobrecarregando o servidor do site ou -para quem está instalando o WordPress localmente – em casos onde você está utilizando parte da sua banda baixando outras coisas da internet, como filmes, músicas, etc.

Na versão 3.3, o Worpdress, ao concluir a instalação das atualizações, irá exibir uma página de boas vindas onde há algumas informações sobre o que há de novo na versão. Quando você estiver visualizando esta página significa que a atualização foi concretizada com sucesso.

Traduzir Blog WordPress para Portugues Brasil: Conclusão

Em casos onde o seu blog não consiga concretizar a instalação das atualizações com sucesso, você pode fazer isso manualmente. Para atualizar o seu WordPress Manualmente, o primeiro passo é baixar o pacote todo da versão traduzida. O site para baixar já foi passado no início deste artigo. Após baixar o pacote, descompacte-o, exclua a pasta wp-content e exclua o arquivo wp-config.php ou sample-wp-config.php, caso existam. Feito isso, envie tudo para seu servidor web, sobreescrevendo os arquivos antigos.

3 respostas a Traduzir Blog WordPress para Portugues Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *